O Centro de Tratamento Oncológico (CTO) da Santa Casa de Araçatuba encerrou o Outubro Rosa ressaltando a beleza como fator transformador de dias difíceis. Esse foi o objetivo do “Dia da Beleza”, ação solidária realizada por voluntárias do Instituto AmarElo, de Birigui, para encorajar as pacientes em tratamento de câncer de mama a valorizar a beleza própria em meio ao desgaste, debilidade e baixa autoestima decorrentes de um tratamento de câncer de mama.
Tudo foi pensado para suavizar a rotina de consultas, exames e quimioterapias. Munidas de pincéis, maquiagens, escovas e secadores, as profissionais de beleza conquistaram rapidamente a atenção das pacientes convidadas para passar por design de sobrancelha, maquiagem, um toque diferente nos cabelos ou arranjo com lenços. Durante a sessão de transformação, a vice-presidente do Instituto AmarElo, Cíntia Garcia, que enfrentou um câncer de mama, compartilhava sua experiência com as pacientes.
De maneira simples, direta, mas pontuada por acolhimento, Cíntia falou da importância do resgate da autoestima através da valorização da beleza como arma poderosa “para vencer o desânimo através da certeza de que tudo é só um momento e é passageiro; apenas um processo que pode ser vivenciado linda como sempre foi em todos os períodos da vida”.
O câncer de mama é a segunda maior incidência dentre os pacientes em tratamento no CTO. Atualmente, 460 pacientes estão em tratamento ativo, 106 em quimioterapia e 354 em hormonioterapia. "Esse cuidado de beleza é importante e acolhedor; elas sentem que podem contar com a gente em todos os aspectos, não só no tratamento medicamentoso, mas no acolhimento humano para ajudá-las a olhar para si como uma mulher”, definiu a enfermeira Taís Rosa Silvestri, coordenadora do CTO.
Instituto AmarELO
O Instituto AmarElo, entidade sem fins lucrativos, foi criado há apenas três anos para atender pacientes oncológicos e seus familiares. Realiza serviços em quantidade e variedade no patamar de ONGs e instituições históricas: assistência médica e odontológica, fisioterapia e assistência social. Também oferece profissionais especializados em micropigmentação para reconstrução de aréolas mamárias e de sobrancelha, doação de perucas, lenços, almofadas.
Reconhecido como de Utilidade Pública, o Instituto AmarElo atende em sede própria na rua 9 de Julho, 471, área central de Birigui. "Somos uma rede de apoio para o paciente e, principalmente, cuidando de quem cuida", definiu Andréia Aguiar de Oliveira, presidente do instituto, que participou da ação no CTO juntamente com a vice-presidente Cíntia e a voluntária Maria Nilda de Araújo Cândido.










